Como saber o CPF de uma pessoa?

Neste artigo aprenda como saber o CPF de uma pessoa, bem como mais detalhes sobre.

O CPF é um dos nossos documentos mais importantes, ele está presente constantemente e sua necessidade é indiscutível.

Publicidade

Como saber o CPF de uma pessoa em caso de perda ou esquecimento não é difícil, mas ainda assim, muitas pessoas não sabem como fazer.

Faça a vinculação de dispositivo ao CPF no Caixa Tem

Como saber o CPF de uma pessoa?

O CPF é uma documentação de competência da Receita Federal. Esse é o órgão mais interessado em como identificar os contribuintes brasileiros, seus dados e RG. Portanto, como saber o CPF de uma pessoa necessita entrar em contato com o órgão responsável. Se for o titular e mais interessado em obter novamente a documentação, você vai precisar se dirigir até uma unidade de atendimento da Receita. Então, levar consigo uma documentação com foto como RG ou CNH.

Ao adiantar o atendimento já deixe claro qual serviço precisa, informando a necessidade de um novo por perda ou roubo do primeiro. Se o seu CPF foi roubado, é preciso fazer um boletim de ocorrência ao conseguir o pedido da segunda via. Isso vai gerar a confirmação dos seus dados e será informado do número do seu CPF.

como saber o cpf de uma pessoa

Quem pode consultar?

Como saber o CPF de uma pessoa, geralmente, tem objetivo de cobrança ou análise de crédito. Sendo assim, só pode ser feita pelas empresas cadastradas na RF. Geralmente apenas bancos e instituições financeiras têm esse acesso, pois é considerado extremamente restrito. Algumas das empresas disponibilizam, também, um serviço de consulta do CPF. Essa necessita apenas o nome do titular e é um serviço que pode ser contratado por qualquer pessoa física, porém, mediante pagamento.

Publicidade

Como saber CPF de uma pessoa é um serviço que dificilmente parte diretamente do usuário. Sobretudo, é preciso a pessoa contratar o serviço de uma empresa autorizada e cadastrada. Geralmente, a contratação dos serviços da empresa precisa de um cadastro, a escolha de um plano e o uso do sistema aproveitando a consulta como desejar. Mas, como saber o CPF de uma pessoa da melhor forma? Veja tudo no próximo tópico!

Quais são os tipos de consultas?

Ao todo são três tipos de consultas de CPF. O primeiro deles é a localização pelo nome que se caracteriza através de uma pesquisa simples. Sobretudo, onde informa o nome do titular e passa a como saber o CPF de uma pessoa, o estado de nascimento dela e o nome da mãe desse titular. O próximo tipo é a localização de pessoa física. Apesar de ser mais complexa, essa forma de localização também é mais completa. Portanto, ela é ideal as empresas cadastradas no qual precisam realizar cobranças vinculadas ao registro do CPF.

Nesta o solicitante recebe dados de data de nascimento, filiação, endereço, situação cadastral e outros. Também, a busca na RF requer locomoção. Nesta forma de localização o solicitante precisa ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal, apresentar uma procuração comprovando ser representante legal e estar apto na realização dessa consulta. Com isso recebe-se o número do CPF e a situação cadastral junto a Receita Federal.

Como saber o CPF de uma pessoa pela data de nascimento?

Infelizmente as únicas formas de como saber o CPF de uma pessoa, são as anteriormente citadas. Isso significa ter como descobrir o número do cadastro apenas pela data de nascimento do titular. Portanto, se precisar fazer por esses meios a data de nascimento não será suficiente. No entanto, através do site da Receita Federal você pode fazer uma busca da situação cadastral do CPF através da data de nascimento. Então, vimos como descobrir o CPF de uma pessoa. Se acaso achou esse conteúdo útil, compartilhe com seus amigos.

Publicidade

Saiba AGORA solicitar uma CND?