Conheça o e-CPF e saiba como solicitar o seu!

As fraudes têm sido tão constantes no meio digital, desse modo, a Receita Federal decidiu criar o e-CPF para diminuir os roubos de informações.

Portanto, sem dúvidas, essa ferramenta é uma das inovações mais assertivas a fim de combater um problema no qual preocupa a todos os brasileiros, sem exceção.

Publicidade

Neste artigo, vamos explicar a respeito dos benefícios de ter o e-CPF e como você pode adquiri-lo. Então, continue a leitura!

Consulte o PIS pelo CPF! Veja como fazer!

O que é o e-CPF?

Primeiramente, o e-CPF funciona como um documento de identidade eletrônico para pessoas físicas. Dessa forma, o e-CPF garante que todas as transações sejam feitas com absoluta segurança e assegura a identidade de ambas partes. Portanto, você pode assinar documentos e realizar diversos serviços com apenas alguns passos.

e-cpf

Quais os benefícios do e-CPF?

Sendo assim, o e-CPF traz diversos benefícios, veja abaixo os melhores benefícios desse documento digital.

Agilidade e facilidade

Por conta da era tecnológica na qual estamos vivendo, umas das coisas mais buscadas é agilidade e facilidade. Quanto menos burocrático o processo for, melhor é. Pois, a pandemia começou, muitos estão tendo problemas a fim de resolver pendências documentais.

Publicidade

Isto porque as empresas nas quais lidam com questões administrativas decidiram adotar o home office a fim de seguir as orientações sobre o distanciamento social. Porém, muitos clientes não têm um certificado digital, impossibilitando assim a continuidade de processos, pois necessitam de assinatura. O e-CPF permite assinar esse documento sem mesmo se deslocar a fim de validar o documento.

Sustentabilidade

Outro ponto importante a respeito do e-CPF é que a certificação digital anda de mãos dadas com a sustentabilidade. Portanto, essa tecnologia evita desperdícios de papel e reduz o número de árvores destruídas. No Brasil temos um grave problema de desmatamento. Dessa forma, o meio ambiente agradece essas ideias.

Autenticidade e integridade

Sendo assim, sempre que um certificado digital é utilizado, uma assinatura é gerada. Isso a torna até mesmo mais segura quando comparada a uma assinatura manuscrita. Além disso, quando há uma alteração no documento, ela é automaticamente invalidada. Outro detalhe é que somente o proprietário tem acesso à chave.

Aplicações do e-CPF

Dessa forma, além de validar de documentos, o e-CPF permite:

  • Valida acesso ao e-Social, como Empregador Pessoa física;
  • Validar o acesso ao e-CAC;
  • Acessar a Receita Federal, possibilitando a entrega de declarações DIPJ, DCTF e DIRF;
  • Consulta de dados a respeito do imposto de renda;
  • Acessar o Siscomex;
  • SPED Contábil e Fiscal;
  • Acessar o Conectividade Social (como empregador Pessoa Física ou Procurador);
  • Assinatura de contratos de câmbio;
  • Poderá ter a assinatura digital dos seus documentos (contratos, atas, recibos, etc.);
  • e-Patente;
  • Acessar o Internet Banking;
  • Poderá enviar algum e-mail assinado digitalmente;
  • Os advogados têm acesso aos ambientes da Justiça/Peticionamento Eletrônico (e-DOC);
  • Os médicos têm acesso ao sistema de Prontuário Eletrônico.

Como solicitar o e-CPF?

Primeiramente, antes de tudo, é preciso ter um cadastro ativo na Receita Federal. Após isso, você vai precisar escolher uma Autoridade Certificadora (AC). A solicitação do seu atestado digital e-CPF pode ser feita online. No momento da escolha, você vai se deparar com dois tipos de certificados, o certificado A1 e o A3.

Dessa forma, o certificado tipo A1 tem a sua assinatura armazenada no próprio computador do usuário ou na nuvem. Contudo, leve em consideração que o armazenamento no computador te limita, pois, só poderá ser assinado no computador escolhido.

O armazenamento na nuvem além de muito seguro, é vantajoso, pois também é possível acessá-lo a partir do seu celular. Dessa forma, esse certificado tem validade de 1 ano e é protegido por um software. Mas, dependendo do software escolhido, também é possível colocar senha.

Contudo, o tipo A3 é mais sofisticado e é possível armazená-lo em tokens, USB e cartões com chip. Desse modo, você pode levá-lo para onde quiser se precisar acessar em outras máquinas. O A3 é protegido por senha, é possível mantê-lo até 5 anos em dia. Sendo assim, após escolher o tipo do certificado, basta agendar um dia e horário de atendimento a fim de entregar os documentos e solicitar o e-CPF. Dentre os principais documentos estão:

  • Documento de identificação original com foto: CNH, RG, carteiras profissionais e passaporte;
  • Comprovante de Residência, no qual deve ter data inferior a 90 dias: A apresentação deste documento vai variar conforme a Certificadora. Você pode levar conta de água, luz ou telefone;
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Portanto, dessa forma, será possível emitir o e-CPF. Gostou do nosso artigo? Compartilhe também com seus amigos, família e conhecidos. Tenho certeza que eles ficarão interessados em saber sobre o e-CPF!

Publicidade

Descubra como consultar o NIS pelo CPF!