Consulte o PIS pelo CPF! Veja como fazer!

Primeiramente, é possível realizar a consulta do PIS pelo CPF na internet, portanto, caso tenha perdido, saiba realizar essa consulta!

Quando for buscar informações sobre alguns tipos de benefícios, é necessário ter em mãos o número deste documento.

Publicidade

Portanto, saiba que tem como consultar o PIS pelo CPF! Neste artigo vamos te mostrar as formas mais simples de se obter esse documento. Confira!

Descubra como consultar o NIS pelo CPF!

O que é o PIS?

Primeiramente, o PIS (Programa de Integração Social) é uma contribuição tributária na qual as empresas recolhem do trabalhador da iniciativa privada. Dessa forma, ele tem acesso a benefícios descritos por lei, como o seguro-desemprego ou o abono salarial. Sendo assim, esse documento tem o objetivo de transferir renda para trabalhadores de baixa renda. O cidadão recebe esse número após o seu primeiro emprego de carteira assinada.

Portanto, o programa referente aos servidores públicos tem o nome de PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), funcionando da mesma maneira. Outra forma no qual o PIS/PASEP pode ser chamado é de NIS (Número de Identificação Social) ou de NIT (Número de Identificação do Trabalhador). Sendo assim, o pagamento dos benefícios do PIS é feito através do site da Caixa Econômica Federal.

pis pelo cpf

Consulta cadastro PIS pelo CPF

Se você está em busca de informações sobre o pagamento de seus benefícios, basta consultar esse documento pelo CPF. Portanto, isso pode ser feito por alguns meios, entre eles:

Publicidade
  • A Caixa Econômica: consulta do PIS pelo CPF através da Caixa, deve-se acessar o portal;
  • Banco do Brasil: consulta do PIS pelo CPF no Banco do Brasil, é só acessar o portal da instituição;
  • Saldo PIS: para realizar a consulta do seu saldo PIS, acesse o portal da Caixa.
  • Pagamento PIS: também é feito através do site da Caixa. Para o saque, você deve estar com seu documento original com foto e estar atento ao calendário de pagamentos dos Rendimentos do PIS;
  • Pelo telefone: através do número 0800 726 0207 e informar o CPF.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Contudo, dependendo do programa onde o trabalhador esteja inscrito, o PIS/PASEP pode ser consultado em diferentes documentos, sendo eles:

  • Carteira de trabalho;
  • Cartão cidadão (caso do PIS);
  • Extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Sendo assim, será necessário utilizar o CPF (Cadastro de Pessoa Física), documento no qual é emitido pela Receita Federal a fim de identificar seus contribuintes. Contudo, existem duas formas diferentes e simples de se conferir o PIS pelo CPF na internet, via portal MEU INSS ou no site do CNIS. Entretanto, será preciso estar com alguns documentos extras em mãos.

PIS pelo CPF: MEU INSS

O MEU INSS é uma plataforma do Instituto Nacional do Seguro Social, no qual reúne diversos serviços destinados a quem recebe algum benefício do órgão. Dessa forma, ao realizar o seu cadastro no sistema, é possível acessar vários dados pessoais. Veja abaixo o passo a passo de consulta deste documento pelo CPF através do Meu INSS:

  1. Acesse o portal e faça seu cadastro. Será preciso apresentar os seguintes dados: CPF, data de nascimento, nome completo, nome da mãe, e-mail entre outros dados;
  2. Com a senha gerada pelo sistema, faça login utilizando o seu CPF;
  3. Altere a senha;
  4. Faça o login novamente, com a nova senha de acesso, escolhida por você;
  5. Depois de se conectar a plataforma, poderá conferir o PIS/PASEP clicando em dados do usuário.

CNIS

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) funciona como um relatório das informações previdenciárias do trabalhador brasileiro. Sendo assim, foi criado pelo governo federal em 1989 e também é conhecido como “Extrato CNIS” ou “Extrato Previdenciário”. Portanto, a fim de consultar o PIS pelo CPF, acesse o site do CNIS.

    1. Clique em “Cidadão”;
    2. Clique em “Inscrição” no canto superior esquerdo e depois selecione a opção “filiado”;
    3. Preencha as informações nas quais serão solicitadas pelo sistema;
    4. A página seguinte mostrará, no canto superior da tela, o NIT, na qual corresponde ao PIS/PASEP.

Agora você já sabe encontrar o PIS pelo CPF e pode acompanhar seus benefícios de trabalhador. Quer ter acesso a mais conteúdos relacionados? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro!

Publicidade

Saiba como funciona o Score do CPF Serasa!