Quais são as vantagens de colocar o CPF na Nota Fiscal?

Já faz um tempo que os vendedores passaram a perguntar se o comprador deseja colocar CPF na nota fiscal.

Porém, é possível e até provável, que boa parte das pessoas as quais estão lendo esse conteúdo e ainda não saiba o propósito de adicionar o CPF na nota fiscal.

Publicidade

Contudo até mesmo quais os benefícios disso. Pois, nesse artigo, será mostrado o porquê de adicionar o CPF na nota, quais as vantagens disso e quem aderiu.

Sobretudo, como incentivo a adesão do CPF nos comprovantes fiscais. Se acaso, você também ainda não tenha conhecimento das respostas, confira a leitura e não deixe de conferi-la.

Teve seu CPF cancelado? Saiba já como resolver!

CPF na nota

O ato de inserir CPF na nota é uma iniciativa de governos estaduais de ter maior controle do pagamento dos impostos pela parte das empresas. Ao adicionar seu CPF na nota, uma pessoa auxilia os governos a cobrarem devidamente os estabelecimentos pelo serviço ou produto. Sendo assim, através de uma aliança do consumidor inserindo o CPF na nota, os estados detêm maior controle tributário do recolhimento do ICMS, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e evitam a chamada sonegação fiscal. Esta, compreende um crime fiscal realizado pela pessoa jurídica no qual altera ou oculta informações visando a diminuir o valor de impostos a ser pago. Portanto, existem estabelecimentos não geradores de notas fiscais se os clientes não solicitarem.

cpf na nota

Integrantes

Apesar de ser vantajoso tanto aos clientes, nem todos os governadores adotaram o meio de incentiva da adição do CPF na nota. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a adotar o CPF na nota em 2012 e desde então, outros fizeram a adesão. Confira a lista de todos os integrantes de incentivo ao CPF na nota:

Publicidade
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraná;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rondônia, São Paulo;
  • Sergipe.

Devido ao intuito positivo, é provável de aos poucos, outros estados iniciarem também o programa.

Vantagens

Após compreender a função de incentivo a adição do CPF na nota e descobrir quais lugares aderem ao método, finalmente você poderá conhecer as vantagens do programa. Visando incentivar ainda mais os consumidores participantes, cada um dos governos estaduais oferece benefícios a eles. Esses benefícios variam de estado a estado, abaixo mostraremos alguns dos benefícios e alguns dos lugares disponibilizantes.

Abatimento do IPVA/IPTU

Em estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais gera um abatimento de até 10%, no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, em Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é realizado pelo IPTU.

Sorteios de prêmios

Mensalmente, estados e municípios se aliam para sortear prêmios para os participantes do programa de notas. Os prêmios podem variar de 5 mil a 1 milhão de reais e todo consumidor que adiciona o CPF na nota fiscal está automaticamente concorrendo a essa sorte grande. Um super incentivo, não? Cada nota com CPF será computada no sorteio, ou seja, uma pessoa pode ter mais de uma nota e podendo ter até o número máximo de notas participantes conforme cada estado.

Resgate de valor

O programa, também, pode devolver valores ao consumidor. Por meio de transferência em conta bancária disponibilizada pelo cliente no site da Secretaria da Fazenda de seu estado, e este devolve parte dos valores das notas. Além de devolver a quantia, alguns programas, como o do Paraná, disponibilizam acúmulo de pontos e trocas de prêmios, recargas de celular ou como na Bahia, oferecendo troca de ingressos de shows. Usando os pontos ou com as quantias, também é possível realizar doações diretamente a àquela instituição onde a pessoa tem o costume de ajudar, basicamente como as urnas de doação de anos atrás.

Combate à criminalidade

Além dos benefícios, ao aderir ao método, o consumidor auxilia o próprio estado no combate à corrupção de informações fiscais e, consequentemente, no combate à criminalidade. Se acaso gostou do conteúdo? Compartilhe também, pois outros podem se beneficiar tendo o CPF na nota.

Publicidade

Onde a emissão de CPF é mais rápida?