Teve seu CPF cancelado? Saiba já como resolver!

Nesse artigo, serão mostradas as principais causas de cancelamento dos cadastros de pessoa física, bem como regularizar o seu CPF cancelado.

Sobretudo, até mesmo qual a importância de manter o CPF ativo. Se acaso você esteja com o CPF cancelado e não saiba resolver ou ainda deseje estar preparado em qualquer eventualidade, não perca a leitura desse texto.

Publicidade

Onde a emissão de CPF é mais rápida?

CPF

O cadastro de pessoa física (CPF) é o registro nacional mais utilizado no país. O número de cadastro é único a cada pessoa e é um documento fundamental na identificação de pessoas em bancos de dados. Também, isso possibilita desde a análise de crédito daquela pessoa até a liberação de alguém em algum local ou ainda a liberação de benefícios. Devido à tamanha importância desse documento, quando uma pessoa tem o CPF cancelado, é importante agilizar os processos, resolvendo a situação.

cpf cancelado

CPF Cancelado e agora?

Apesar de não ser uma situação positiva, não é tão incomum surgir um CPF cancelado. Existe mais de uma razão ao tornar um CPF cancelado. Quando isso acontece, é fundamental se informar a respeito da causa do cancelamento e tomar as medidas necessárias a reverter a situação e regularizar o CPF.

Principais causas de CPF cancelado

Dentre as causas de CPF cancelado estão as descritas abaixo.

CPF pendente de regularização

Nesse caso, o contribuinte provavelmente deixou de entregar alguma declaração do imposto de renda da pessoa física (DIRPF) dos últimos 5 anos.

Publicidade

Inadequação no cadastro

Nessa situação, pode haver a suspensão do CPF por razão de alguma informação, dado incorreto ou incompleto no cadastro. O nome da pessoa pode estar errado após alguma atualização ou, ainda, a data de nascimento, nomes dos pais, local de nascimento, etc.

CPF cancelado

Durante a situação de CPF cancelado existem três situações possíveis. A primeira situação é em caso de perda ou roubo de documentos. Em casos assim, é necessário fazer um boletim de ocorrência, ao ser registrado. Sobretudo, isso pode fazer com que o CPF seja cancelado por medida de segurança. A segunda situação é quando existe multiplicidade de cadastros no mesmo número ou pessoa. Por último, também, pode ocorrer de por decisão administrativa ou judicial, o CPF cancelado.

Por que manter o CPF regularizado?

Como comentado no início do texto, existem muitas utilidades no uso do CPF. Em geral, o cadastro de pessoa física é o documento solicitado nas mais diversas demandas. Com ele é possível realizar a retirada de outros documentos, apresentá-lo ao obter benefícios do governo, tomar posse de um concurso público, abrir contas bancárias, pedir empréstimos, etc. Além disso, ao cumprir obrigações, também, é preciso ter o CPF ativo e regularizado, portanto, ao votar é necessário estar em dia junto à Receita Federal.

Como regularizar o CPF?

Como visto, é fundamental ter o CPF sempre regularizado, ativo e não deixar de cumprir nenhuma obrigação, muito menos deixar de ganhar nenhum benefício. É possível verificar e regularizar a situação do CPF tanto visitando uma agência quanto acessando o site do órgão. Por isso, em caso de CPF cancelado, siga as orientações a seguir.

Visite uma agência física

A Receita Federal, o Banco do Brasil, os Correios e o banco Caixa servem de agências para solucionar o impasse do CPF. Ao visitar um desses locais, tenha em mãos um documento de identificação, além do documento de CPF cancelado. Menores de idade devem estar acompanhados de seus respectivos responsáveis. No ato da solicitação de regularização do CPF, será necessário pagar uma taxa no valor de R$ 7,00.

Visite o site da Receita Federal

Essa opção já era viável tornou-se a indicada, evitando filas e aglomerações. Portanto, basta seguir um processo de consulta básico da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, entre no site da Receita Federal;
  2. Em seguida, ao acessar a aba “Meu CPF”;
  3. Então, aparecerá a opção “Regularizar CPF”, clique nela, preencha o formulário e siga as instruções.

No site, também, é possível consultar a condição do cadastro, um fator ideal na verificação de como está o CPF após pedir a regularização. Agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre o CPF. Compartilhar essas informações com quem pode precisar delas?

Publicidade

Saiba como solicitar o CPF Menor Idade!